sábado, 8 de março de 2014

Trabalho sobre Dalcroze feito por Herold M. da Costa.



Emile Henri Jaques
- Dalcroze -

Resumo
            O presente trabalho apresenta um pouco sobre quem foi Emile Henri Jaques – Dalcroze e sua metodologia referente ao estudo do ritmo, a Euritmia ou Ginástica Rítmica. Expõe o ponto de vista do autor deste trabalho. Este trabalho também apresenta uma faixa contendo trechos de musicas, que funciona como um desafio, onde os alunos devem estar reunidos em um espaço aberto para se movimentarem de acordo com a musica que estiver tocando. Trata-se de um verdadeiro improviso, o aluno vai fazer o gesto que bem entender ao ouvir a música.

Quem foi Dalcroze?
Na verdade “Dalcroze” era apenas um nome artístico escolhido por Emile Henri Jaques, um dos mais importantes pedagogos da educação musical da história.
Nasceu em Viena no ano de 1865 e em 1875, ou seja, aos dez anos de idade mudou-se para a Suíça, país de origem de toda sua família, residindo na cidade de Genebra. Formou-se em piano e composição no conservatório de Genebra e logo após buscou firmar uma carreira artística, realizando estágios em Paris e Viena, onde recebeu orientações e conselhos de vários músicos renomados.
Em 1892, foi nomeado professor da cadeira de Harmonia Teórica do Conservatório de Genebra, onde deu aulas durante 18 anos. Ficava triste ao notar que o Conservatório formava excelentes alunos que não eram, infelizmente, “músicos completos”. A Partir daí que ele decidiu inventar uma nova forma de aprender, principalmente no tocante ao ritmo musical. Dedicou os primeiros 10 anos de trabalho à elaboração da Rítmica, inicialmente conhecida como Ginástica Rítmica na Alemanha, por tratar-se de um sistema de educação musical inteiramente fundamentado nos movimentos corporais. A proposta de Dalcroze buscava criar uma inter-relação entre o cérebro, o ouvido e a laringe, para transformar o organismo inteiro no que ele próprio denominava de “ouvido interno”.
Entretanto, muitas foram às dificuldades encontradas na tentativa de ter seu sistema aceito pelos colegas e diretores do Conservatório. Uma delas assim se revelou: nessa cidade, de forte tradição, causava escândalo que as moças de boa família retirassem os sapatos durante as aulas, o que era proposto por Dalcroze com a intenção de proporcionar aos seus alunos um maior conforto durante os exercícios corporais e as marchas.
Diante das resistências de um Conservatório que lhe recusou autorização para abrir uma turma especial para o ensino desse método então nascente, Dalcroze mudou-se para a Alemanha em 1910, a fim de dirigir um instituto (Hellerau) inteiramente destinado à pesquisa da Rítmica. O Instituto de Hellerau, situado na cidade-jardim de Hellerau, próxima a Dresden, foi inaugurado oficialmente na primavera de 1911. Os festivais escolares de Hellerau eram realizados com grande entusiasmo e atraíam a atenção de jornalistas e artistas do mundo inteiro.
Com a chegada da Primeira Guerra Mundial, as atividades do Instituto de Hellerau foram suspensas. Então, Dalcroze voltou para Genebra, graças à campanha para arrecadar fundos, dirigida por amigos e compatriotas influentes. Foi possível inaugurar, no dia 14 de outubro de 1915, o Institut Jaques-Dalcroze, em Genebra, em um belo edifício situado na Rua de La Terrassière, número 44, onde permanece até o presente momento.
Jaques-Dalcroze faleceu em Genebra, no ano de 1950, às vésperas de celebrar os seus 85 anos, deixando-nos uma vasta produção teórica: artigos, livros didáticos e ensaios autobiográficos, além de uma obra musical completa que ultrapassa duas mil composições, entre concertos, óperas, idílios, cantatas, quartetos de cordas, peças para piano, sonatas para violino, peças para coral e canções traduzidas em várias línguas, que lhe garantiram a notoriedade como compositor. Mas, certamente, não poderia imaginar que seu trabalho, iniciado em meio a tão árduas dificuldades, fosse expandir-se em todo o mundo, de forma a ocupar um lugar de grande destaque entre as propostas de educação musical e artística.


Metodologia
Para entender melhor como a metodologia pode ser aplicada, imagine-se o aluno de uma escola de música tradicional. Quando está no conservatório, ele permanece boa parte do tempo sentado, fazendo apenas os movimentos relacionados ao aprendizado do instrumento musical.
Ao adotar os princípios da Rítmica Dalcroze, porém, esse mesmo estudante vale-se do ensaio para movimentar todo o corpo no ritmo da música. É quando ocorre a interação entre melodia e gesto. Não raro, a experiência serve de estímulo à criatividade, uma vez que está intimamente ligada à improvisação.
O mais interessante desse método é que ele pode ser adotado por qualquer um, independente de idade, sexo ou condição física. Cada pessoa pode se movimentar dentro das suas potencialidades e limites.
Dito de outra maneira, a Rítmica Dalcroze propõe o resgate do prazer de aprender música ou de realizar uma atividade física.

Síntese
É quase que impossível escutar uma música e ficar parado, principalmente se a musica é do seu gosto. Quando ouvimos uma música, involuntariamente mexemos nosso corpo de acordo com o ritmo, ou seja, batemos os pés, mexemos com a cabeça, etc.
Dalcroze dizia que todas as pessoas já nascem com o ritmo. Utilizando os gestos corporais, como se fosse uma coreografia, as aulas de percepção musical fica mais gostosa, mais dinâmica. Normalmente no estudo do ritmo o aluno fica sentado escutando o professor dizer: Tá, Tá, Tá, Tá...
Na época de Dalcroze sua metodologia não teve uma boa recepção, conforme supracitado. Mas mesmo assim, após décadas e décadas, ainda há uma resistência do ensino da técnica nas escolas de músicas, mormente no Brasil. Ao pesquisar vídeos sobre Dalcroze na internet observamos que aparecem vários, porém a maioria deles é estrangeira. As escolas ensinam superficialmente sobre Dalcroze e a Euritmia no Brasil, porém existem projetos brasileiros interessantes que podem ser assistidos em vídeos no YouTue.
A utilização dos gestos corporais na música está ligada intimamente com a poesia, o teatro, a dança, etc. A Euritmia é utilizada até mesmo como uma educação física, pois exige um esforço físico para realizar os movimentos.
Este trabalho apresenta uma faixa contendo trechos de musicas. Os alunos devem estar reunidos em um espaço aberto para se movimentarem de acordo com a musica que estiver tocando. Trata-se de um verdadeiro improviso, o aluno vai fazer o gesto que bem entender ao ouvir a música.
É interessante observar que alguns movimentos já são esperados para certas músicas, como por exemplo, o trecho musical que aparenta ser uma mola, todos os alunos começam a pular de acordo com o ritmo. Dalcroze está correto em afirmar que: todas as pessoas já nascem com o ritmo!


Passo a passo da dinâmica
            Arraste as carteiras para dar mais espaço aos alunos;
            Informe-os que serão tocados trechos de musicas e que eles terão que improvisar gestos com o corpo de acordo com a música;
            Não tem importância um aluno imitar o movimento do outro;
            Toda vez que a música parar, o aluno deve ficar imóvel, como uma brincadeira de estátua.


Objetivo e Desafio
            O objetivo da dinâmica é passar para o aluno que é fácil perceber o ritmo, a altura de uma música, observar o timbre de cada pessoa, através da metodologia Dalcroziana.
          Propor aos alunos escrever o ritmo do trecho musical 00:30 ao 00:58 segundos do vídeo referência e posteriormente revelar a resposta, para devida correção.


Resposta: 

Não há importância se o aluno não utilizar o ritornelo ou escrever o final de outra forma, desde que esteja correto.

 
Fonte da pesquisa:














---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Inglês


Emile Henri Jaques
- Dalcroze -


abstract

            
This paper presents a bit about who was Henri Emile Jaques - Dalcroze and methodology regarding the study of rhythm, eurythmy or rhythmic gymnastics. Exposes the view of the author of this work . This work also presents a track containing snippets of songs , which functions as a challenge , where students must be gathered in an open space to move according to the music you are playing. It's a true improvisation , the student will make the gesture he wants to hear the music.

 
Who was Dalcroze ?     Actually " Dalcroze " was just a stage name chosen by Henri Emile Jaques , one of the most important educators of music education history .      Born in Vienna in 1865 and 1875 , ie at the age of ten he moved to Switzerland , the country of origin of all his family , residing in Geneva . He graduated in piano and composition at the Conservatory of Geneva and soon after sought to establish a career , doing internships in Paris and Vienna , where he received guidance and advice from several renowned musicians .     In 1892 he was appointed Professor of Harmony Theory of Geneva Conservatory , where he taught for 18 years. It was sad to note that the Conservatory formed excellent students who were not , unfortunately , " complete musicians ." From there he decided to invent a new way of learning , particularly as regards the musical rhythm . Spent the first 10 years of work for the preparation of Rhythmic initially known as Rhythmic Gymnastics in Germany , because it is a system of musical education entirely based on body movements . The proposed Dalcroze sought to create an inter - relationship between the brain , the ear and the larynx , to transform the entire body in which he himself termed the " inner ear " .    However , many were the difficulties encountered in trying to get your system accepted by colleagues and directors of the Conservatory . One thus revealed : this city , strong tradition, caused scandal that girls of good family withdrew the shoes during class , which was proposed by Dalcroze with the intention of providing its students with a greater comfort during physical exercises and gears.
    Given the resistance of a Conservatory refusing him permission to open a special class for teaching this nascent method , Dalcroze moved to Germany in 1910 , to direct an institute ( Hellerau ) entirely devoted to research of Rhythmic . The Institute of Hellerau , located in the garden city of Hellerau , near Dresden , was officially opened in the spring of 1911. School festivals Hellerau were performed with great enthusiasm and attracted the attention of journalists and artists around the world.
       With the arrival of the First World War , the activities of the Institute of Hellerau were suspended . So Dalcroze returned to Geneva , thanks to the campaign to raise funds , run by influential friends and compatriots . It was possible to inaugurate , on October 14, 1915 , the Institut Jaques- Dalcroze in Geneva , in a beautiful building in La Terrassière Street , number 44 , where it remains to date .       Jaques- Dalcroze in Geneva died , in 1950 , on the eve of celebrating its 85 years , leaving us an extensive theoretical work : articles, textbooks and autobiographical essays , plus a complete musical work that exceeds two thousand compositions , among concerts , operas , idylls , cantatas , string quartets , pieces for piano , violin sonatas , choral pieces and songs translated into various languages ​​, which earned him the reputation as a composer . But certainly could not imagine that his work , begun amid so arduous difficulties , was expanding worldwide , to occupy a place of great prominence among the proposals for musical and artistic education .

 
MethodologyTo better understand how the methodology can be applied , imagine the student of a school of traditional music . When is the conservatory , he remains good deal of time sitting , making only the movements related to musical instrument learning .By adopting the principles of Dalcroze Rhythmic , however, this same student makes use of the test to move the whole body to the music . That's when the interaction between melody and gesture occurs . Not infrequently , the experience serves to stimulate creativity , since it is closely linked to improvisation .The most interesting of this method is that it can be adopted by anyone, regardless of age , sex or physical condition . Each person can move within its possibilities and limitations .Put another way , the Dalcroze Rhythmic proposes to rescue the joy of learning music or performing a physical activity .

 
SynthesisIt is almost impossible to listen to a song and sit still , especially if the music is to your taste . When we hear a song involuntarily mexemos our body according to the rhythm , or beat feet , mexemos head, etc. .Dalcroze said that all people are born with rhythm . Using body gestures , like a choreography lessons musical perception is more delicious, more dynamic . Normally the study of pace the student is sitting listening to the teacher say : Yeah, Yeah, Yeah, Yeah ...At the time of Dalcroze methodology has not had a good reception , as aforesaid . But still , after decades and decades , there is still a resistance of teaching technical schools of music , especially in Brazil . When searching for videos on the internet Dalcroze observed that appear several , but most of them are foreign . Schools teach superficially about Dalcroze Eurythmics and in Brazil , but Brazilians are interesting projects that can be watched on the videos YouTue .     The use of body gestures in music is closely linked to the poetry, drama , dance , etc. . Eurythmy is used even in physical education because it requires a physical effort to perform the movements .    This work presents a band containing snippets of songs . Students should be gathered in an open space to move according to the music you are playing. It's a true improvisation , the student will make the gesture he wants to hear the music.    It is interesting to note that some movements are expected to have certain songs , such as the musical excerpt that appears to be a spring , all students start skipping according to the rhythm . Dalcroze is correct in stating that : all people are born with rhythm !


Walkthrough dynamics

          Drag wallets to give more space to students;
          Inform them that will be played snippets of songs and they will have to improvise gestures with the body according to the music;
          It does not matter a student imitate the movement of the other;
          Every time the music stops, the student must remain motionless, like a statue prank.


Purpose and Challenge

          The goal is to move to the dynamic student who is easy to feel the rhythm, the height of a song, watch the timbre of each person using the methodology Dalcroziana.
     
Suggest students write the rhythm of the piece of music 0:30 to 0:58 seconds of the video reference and then reveal the answer, due to correction.


Reply:



Source of research:








www.youtube.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário