sexta-feira, 6 de junho de 2014

Trabalho sobre Joaquim Carll Orff/ Working Joaquim Carll Orff.




Joaquim Carll Orff

 



Foi um compositor alemão, um dos mais destacados do século XX, famoso, sobretudo por sua cantata Carmina Burana. Contudo, a sua maior contribuição está na área da pedagogia musical, com o Método Orff de ensino musical, baseado na percussão e no canto. Orff criou um centro de educação musical para crianças e leigos, no qual trabalhou até a data do seu falecimento.
Carl Orff se recusava a falar publicamente sobre seu passado. É sabido, entretanto, que nasceu em Munique, oriundo de uma família da alta burguesia bávara, muito ativa na vida militar alemã.
Orff estudou na Academia de Música de Munique até 1914. Serviu às forças armadas durante a Primeira Guerra Mundial. Posteriormente, atuou nas óperas de Mannheim e Darmstadt, retornando depois a Munique para continuar seus estudos musicais.
Em 1925 foi co-fundador da Guenther School, para atividades físicas, músicas e dança em Munique, na qual trabalhou com iniciantes em música até o fim de sua vida. Pelo constante contato com crianças, desenvolveu suas teorias de educação musical neste período.
Embora a associação de Orff com o nazismo nunca tenha sido comprovada, Carmina Burana tornou-se muito popular na Alemanha nazista depois de sua apresentação na cidade de Frankfurt, em 1937. Orff era amigo de Kurt Huber, um dos fundadores do movimento de resistência Die Weiße Rose (em alemão, '"A rosa Branca"), condenado à morte pelo Volksgerichtshof e executado pelos nazistas em 1943. Depois da Segunda Guerra Mundial, Orff alegou ter sido membro do grupo, tendo se envolvido na resistência, mas não há evidências que comprove isso.
Orff foi enterrado na igreja barroca do Mosteiro de Andechs, no priorado de Andechs, sul de Munique.











Nascimento: 10 de julho de 1895.
Local de nascimento: Munique, Reino da Baviera Império Alemão.
Data de falecimento: 29 de março de 1982 (86 anos).
Local onde morreu: Munique, Baviera Alemanha Ocidental.
Ocupação (ões): Compositor






Vídeo da obra Carmina Burana: 




Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade. O termo Schulwerk em alemão significa tarefa (ou trabalho) escolar. Joaquim Carl Orff via problemas no metodo de ensino , os musicos tinham defeitos pouco sutis quando viravam profissionais por isso criou métodos.
Carl Orff (1895/1982) tentou aproximar o seu método de educação musical à Natureza e ao corpo humano. Estabelece, no entanto um novo rumo pedagógico ao dar maior importância à relação palavra, música e movimento.
Orff cria para as escolas um conjunto de instrumentos de percussão cujos movimentos de execução são semelhantes aos que produzem os ritmos corporais. O seu método de ensino da música leva as crianças a expressarem a sua criatividade através desses instrumentos de percussão, inicialmente produzindo ruídos muito simples e depois explosões que se tornam cada vez mais elaboradas.
Este jogo rítmico conduz rapidamente à associação de gestos e ritmos simples que mais tarde serão agrupados antes que as crianças tenham a noção de como ler ou escrever música. Denota-se uma valorização do ritmo em detrimento da harmonia.
           Em um instrumento de cordas, normalmente quando os alunos começam a aprender as escalas, ou até mesmo decora-las, um bom professor ensina primeiramente as escalas naturais, modos gregos, escalas menores, etc. Somente após este aprendizado é que ele ensina as famosas escalas pentatônicas, pois estas são mais aceitas pelo ouvido, soam melhor em um improviso e principalmente, são mais fáceis de decorar.








Orff utilizava o xilofone para ensinar música, sendo assim ficava mais fácil porque este instrumento permite que se retirem as notas musicais. Com isso, Orff deixava as notas que ele quisesse no instrumento, ou melhor, as notas pertencentes à tonalidade desejada como, por exemplo, se a tonalidade estivesse em Dó maior ele retirava todas as notas em sustenido, deixando somente as notas naturais. Poderia, também, além de retirar as notas em sustenido, retirar as sensíveis da escala (Fá e Sí) para formar a escala pentatônica.
Portanto, quando o leigo tocar as notas do xilofone, mesmo que de forma desordenada, estará tocando as notas dentro da tonalidade e o som não sairá horrível, pois as notas da escala pentatônica são bem aceitas por nossos ouvidos.
Orff é lembrado por essa nova abordagem da educação musical, desenvolvida junto com Gunild Keetman e consubstanciada no seu método Orff-Schulwerk (1930-35). Sua simples instrumentação permite que mesmo crianças não iniciadas possam executar peças musicais com facilidade. O termo Schulwerk em alemão significa tarefa (ou trabalho) escolar. Joaquim Carl Orff via problemas no método de ensino, os músicos tinham defeitos pouco sutis quando viravam profissionais por isso criou métodos.
O instrumental Orff (...) é como um grande conjunto de percussão, cordas e flautas doces. É composto por uma família de xilofones (soprano, alto, tenor e baixo), uma família de metalofones, tambores, pratos, platinelas, pandeiros, maracas e outros instrumentos de percussão pequenos, além de violas de gamba e flautas doces.
            A metodologia de Carl Orff é ainda hoje aplicada em jardins de infância e escolas primárias do mundo inteiro.





Fonte:

http://anae.com.sapo.pt/rae/Microsoft%20Word%20-%20artigo_musica.pdf


http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Orff


http://cclaudiacavalcante.blogspot.com.br/2012/07/carl-orff.html




_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 English





Joaquim Carll Orff


 



Was a famous German composer, one of the foremost twentieth century, especially for his cantata Carmina Burana. However, his greatest contribution is in the area of ​​musical pedagogy, with Orff music teaching method based on percussion and singing. Orff created a center of musical education for children and laity, in which he worked until the time of his death.
Carl Orff refused to speak publicly about his past. It is known, however, who was born in Munich, from a family of high bourgeoisie Bavarian, very active in the German military.
Orff studied at the Munich Academy of Music until 1914. Served in the armed forces during the First World War. Subsequently, he served in the operas of Mannheim and Darmstadt, later returning to Munich to continue his musical studies.
In 1925 he was co-founder of the Guenther School for physical activities, music and dance in Munich, where he worked with beginners in music until the end of his life. By constant contact with children, developed his theories of music education in this period.
Although the association with Nazism Orff has never been proven, Carmina Burana became very popular in Nazi Germany after its presentation in Frankfurt in 1937. Orff was a friend of Kurt Huber, one of the founders of the resistance movement Die Weiße Rose (in German, '"The White Rose"), sentenced to death and executed by Volksgerichtshof by the Nazis in 1943. After the Second World War, Orff claimed to have been a member of the group, having been involved in the resistance, but no evidence proving it.
Orff was buried in the Baroque church of the Monastery of Andechs, the priory of Andechs, south of Munich.





  






Born: July 10, 1895.
Place of birth: Munich, Kingdom of Bavaria German Empire.
Date of death: March 29, 1982 (86 years).
Where dies: Munich, Bavaria West Germany. .
Occupation (s): Composer





Carmina Burana video work:
 
 




Orff is remembered by this new approach to music education developed along with Gunild Keetman and based on your Orff Schulwerk-(1930-35) method. Its simple instrument allows even children uninitiated can perform musical pieces with ease. The term Schulwerk in German means task (or job) school. Joaquim Carl Orff problems via the method of teaching, the musicians had little subtle defects when turned professional so created methods.
Carl Orff (1895/1982) tried to approach your method of music education for Nature and the human body. Down, however a new pedagogical towards giving greater importance to the relationship word, music and movement.
Orff for schools creates a set of percussion instruments whose movements are similar to running that produce the body rhythms. Your method of music education takes children to express their creativity through these percussion instruments, initially producing very simple noises and explosions after that become increasingly elaborate.
This rhythmic game quickly leads to the association of simple gestures and rhythms that later grouped before children have a sense of how to read or write music. There has been a recovery in the pace at the expense of harmony.
           In a string instrument, usually when students begin to learn the scales, or even decorate them, a good teacher teaches the first natural ranges, Greek modes, minor scales, etc.. Only after this learning is that it teaches the famous pentatonic scales, since they are more acceptable to the ear, it sounds better in an improvisational and mostly, are easier to decorate.








Orff Xylophone used to teach music, so it was easier because this instrument allow to draw musical notes. With that, let Orff notes that he wanted the instrument, or rather, the notes belonging to the desired shade, for example, if the pitch was in C major, he withdrew all the notes sharp, leaving only the natural notes. It could also, in addition to removing the notes sustain, withdraw sensitive scale (F and Sí) to form a pentatonic scale.
Therefore, when the layman play the notes of the xylophone, even if confusedly, will be playing the notes within the tone and sound will not be horrible because the notes of the pentatonic scale are well accepted by our ears.
Orff is remembered by this new approach to music education developed along with Gunild Keetman and based on your Orff Schulwerk-(1930-35) method. Its simple instrument allows even children uninitiated can perform musical pieces with ease. The term Schulwerk in German means task (or job) school. Joaquim Carl Orff problems via the method of teaching, the musicians had little subtle defects when turned professional so created methods.
The Orff instrumental (...) is like a great set of percussion, strings and flutes candy. It consists of a family of xylophones (soprano, alto, tenor and bass), a family of metallophones, drums, cymbals, platinelas, tambourines, maracas and other percussion instruments small, and violas da gamba and flutes candy.
The methodology of Carl Orff is still applied in kindergartens and primary schools worldwide.





Source:

http://anae.com.sapo.pt/rae/Microsoft%20Word%20-%20artigo_musica.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Orff

http://cclaudiacavalcante.blogspot.com.br/2012/07/carl-orff.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário