sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Tipos de Madeira para Guitarra/ Types of Wood for Guitar



Tipos de Madeira para Guitarra



Mogno


A madeira é muito usada e apreciada na produção de móveis pela facilidade com que é trabalhada, pela sua estabilidade e duração, além do seu aspecto, castanho-avermelhado brilhante, depois de polida; e também na produção de instrumentos musicais pelo seu timbre característico e ressonância sonora, que tendem ao médio-grave, notadamente em guitarras, violões e em alguns tambores percussivos.

Essa madeira de lei pesada, forte e ressonante é o coração sonoro de muitas guitarras clássicas como a Gibson SG, está associada a um som quente e denso que é rico em frequências médias amadeiradas e graves, suaves e redondos.









Cedro

 

PROCEDÊNCIA

Material lenhoso para os estudos tecnológicos foi obtido no Estado de São Paulo, na Alta Sorocabana, município de Cândido Mota e, ainda, no norte do Estado do Paraná e vale do Itajaí, Estado de Santa Catarina (Brasil).

DURABILIDADE NATURAL

A madeira de CEDRO é considerada de resistência moderada ao ataque de organismos xilófago, segundo observações práticas a respeito de sua utilização.

CARACTERES GERAIS

Madeira leve, ceme variando do bege-rosado-escuro ou castanho-claro-rosado, mais ou menos intenso, até o castanho avermelhado, textura grossa; grã direta ou ligeiramente ondulada, superfície lustrosa e com reflexo dourados; cheiro característico, agradável, bem pronunciado em algumas amostras, quase ausente em outras; gosto ligeiramente amargo.

TRATAMENTO PRESERVANTE

A madeira de CEDRO, em tratamentos sob pressão, em ensaios de laboratórios, demonstrou ser de baixa permeabilidade às soluções preservantes.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

A madeira de CEDRO, por apresentar retrabilidade linear e volumétrica baixas e propriedades mecânicas entre baixa e média, é particularmente indicada para partes internas de móveis finos, folhas faqueadas decorativas, contraplacados, embalagens decorativas, molduras para quadros, modelos de fundição, obras de entalhe , artigos de escritórios, instrumentos musicais, em construção civil, como venezianas, rodapés, guarnições, cordões, forros , lambris em construção naval, como acabamentos internos decorativos, casco de embarcações leves, cabos de vassouras, etc. A madeira de CEDRO classifica-se, entre as madeiras leves, que tem mais diversificação e é superada somente pela madeira do PINHO-DO-PARÁ.
Por ser uma madeira leve, ela é utilizada na construção do corpo da guitarra para que o guitarrista não sofra muito com o peso do instrumento.








Marfim

 

A madeira de Pau-Marfim, segundo observações práticas a respeito de sua utilização, é considerada de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos. Madeira pesada; cerne branco-palha-amarelado, escurecendo para amarelo-pálido, uniforme; alburno aparentemente não demarcado, branco levemente amarelado; grã irregular à revessa; textura fina; superfície lisa ao tato e medianamente lustrosa; cheiro imperceptível; gosto levemente amargo.



 

Características sensoriais:

cerne e alburno distintos pela cor, cerne castanho-claro-amarelado, uniforme podendo apresentar manchas e estrias enegrecidas e paralelas; superfície lustrosa, moderadamente áspera ao tato, acentuadamente nas faces radiais; cheiro peculiar pouco acentuado e gosto imperceptível; grã direita; textura média; densidade baixa, moderadamente pesada.

Descrição anatômica macroscópica:

Parênquima axial: invisível, mesmo sob lente, às vezes paratraqueal, vasicêntrico e aliforme escassos, ocasionalmente marginal em linhas curtas irregulares.

Raios: visíveis a olho nu no topo e na face tangencial, médios, muito poucos.

Vasos: visíveis a olho nu, pequenos a grandes, muito pouco a poucos, porosidade difusa; às vezes orientados tangencialmente; solitários de múltiplos de 2 a 4; obstruídos por tilos.

Camadas de crescimento: distintas individualizadas zonas fibrosas tangenciais mais escuras e pelo arranjo tangencial dos vasos.

Trabalhabilidade: é uma madeira fácil de serrar, aplainar e colar; proporciona superfície de acabamento lisa.

Secagem: ao ar é boa com pouca ocorrência de defeitos, mas com tendência ao aparecimento de rachas de topo. E em estufa é muito rápida podendo ocorrer rachaduras e encanoamento moderados e forte endurecimento superficial, devendo-se seguir um programa de variação de temperaturas com escalonamento para perda de umidade.

Durabilidade natural: apresenta durabilidade moderada ao ataque de organismos xilófagos (fungos e insetos), entretanto apresenta baixa resistência ao ataque de cupins. A durabilidade desta madeira é inferior a 12 anos de serviço em contato com o solo.

Tratabilidade: madeira moderadamente difícil a difícil de tratar com poros parcialmente obstruídos por óleo-resina e tilos, apresentando retenções de preservativo óleos solúvel, estes devem ser de baixa permeabilidade entre 200 kg/m³ e 300 kg/m³ ou abaixo de 100 kg/m³ com tratamentos sob pressão.





 

ASH ou Freixo

Por ser uma madeira de densidade média, um instrumento com corpo feito em Ash é certamente mais pesado do que um em Alder, característica que favorece os médios e agudos. De acordo com o trabalho de Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora é de 4875 metros por segundo, neste aspecto é bastante similar ao Alder.
Esta madeira- particularmente Freixo do Pântano- produz um som bem definido com agudo nítido, com exceção da região média que soa oca, vazia, etc. é uma boa combinação com as guitarras estilo Stratocaster, dando um som “Funk”.








Alder ou Amieiro

Madeira de baixa densidade. Muitos músicos não gostam da sua aparência estética, mas concordam que ela favorece os médios e agudos. Segundo um estudo do engenheiro florestal Gustavo de Amorim Fernandes, a velocidade de propagação sonora é de 4836 m/s.
Esta madeira dura e leve tem excelentes qualidades acústicas e está associada a uma extremidade inferior claramente definida, sonoridade de sino na base com um agudo mais brilhante do que o produzido pela guitarra em mogno.








Ébano

Esta madeira escura, densa e resistente é usada, mormente, para escalas. Sua contribuição para o som é similar ao jacarandá.
O termo ébano também é muito aplicado em referência à raridade da cor negra que possua grande valor, assim como em elogio a pessoas negras.
No fabrico de instrumentos musicais, o ébano, após mineralização, é utilizado para fabricar o espelho dos violinos, as teclas pretas dos pianos e outros instrumentos de corda, por se tornar um mineral resistente, duradouro e bonito. O ébano é utilizado na construção do clarinete, da flauta transversal, do oboé e do corne inglês por ser uma madeira muito dura.



Fiquem com Deus!

 

 English

 

 Types of Wood for Guitar

 

Mogno

         The wood is much used and appreciated in furniture production by the ease with which it is crafted, its stability and duration, beyond their appearance, brown and bright red when polished; and also in the production of musical instruments by their distinctive timbre and sound resonance, which tend to average-severe, especially with guitars, drums and some percussion.
               This heavy, strong and resonant wood is the heart of many classic acoustic guitars such as Gibson SG, is associated with a hot and dense sound that is rich in medium and woody bass, smooth and round frequencies.







Cedro 

 

ORIGIN

Woody material for technological studies was obtained in the State of São Paulo, in Upper Sorocabana municipality of Cândido Mota and also in northern Paraná State and Valley Itajai, state of Santa Catarina (Brazil).

NATURAL DURABILITY

CEDAR wood is considered moderately resistant to attack by xilófago organisms under practical regarding your use observations.

GENERAL CHARACTER

Softwood, ceme ranging from pinkish-beige-light brown or dark-pink, more or less intense, until reddish brown, coarse texture; direct or slightly wavy grain, glossy surface and with golden reflection; , well pronounced in some samples, almost absent in other characteristic, agreeable odor slightly bitter taste.

TREATMENT preservative

CEDAR The wood in treatments under pressure, testing laboratories, proved to be of low permeability to preserving solutions.

MAIN APPLICATIONS

The wood CEDAR, by presenting linear retrabilidade and low volumetric and mechanical properties between low and medium, is particularly suitable for internal parts of fine furniture, decorative Faqueadas sheets, plywood, decorative packaging, picture frames, casting models, works notch , office items, musical instruments, in construction, such as blinds, baseboards, trims, laces, ceilings, wainscoting in shipbuilding, as internal decorative finishes, lightweight hull vessels, broomsticks, etc. The wood CEDAR ranks among the softwoods, which has more diversification and is surpassed only by wood PINE-DO-PARA.

Being a light wood, it is used in the construction of the guitar body so that the guitarist does not suffer much from the weight of the instrument.



  

Marfim


            The wood-Pau d'Ivoire, according to practices regarding your use observations, is considered low resistance to attack by wood-destroying organisms. Heavy timber; core white-straw-yellow, darkening to pale yellow uniform; sapwood apparently not demarcated, slightly yellowish white; interlocked to irregular grain; fine texture; smooth surface to the touch and moderately glossy; distinctive odor; slightly bitter taste.





Sensory Characteristics:
heartwood and sapwood distinct in color, pale yellowish-brown heartwood, uniform and may have stains and blackened and parallel striations; , moderately rough to the touch, sharply in the radial faces glossy surface little peculiar smell and sharp taste imperceptible; straight grain; medium texture; low density, moderately heavy.



Macroscopic anatomical description:
Axial parenchyma: invisible, even under the lens, sometimes paratracheal, vasicentric aliforme scarce and occasionally at irregular marginal short lines.

Rays: visible to the naked eye at the top and tangential face, medium, very few.

Vessels: visible to the naked eye, small to large, very little to gradually diffuse porosity; sometimes oriented tangentially; Multiple solitary 2 to 4; blocked by tyloses.
Growth layers: Distinct individual tangential fibrous darker areas and the tangential arrangement of vessels.

Workability: is an easy timber sawing, planing and paste; provides a smooth surface finish.

Drying: air is good with little occurrence of defects, but with a tendency to the appearance of cracks top. And in an oven is very fast cracking and cupping moderate and strong hardening may occur, one should follow a program of varying temperatures with escalation to moisture loss.

Natural Durability: moderately durable to attack by wood-destroying organisms (fungi and insects), but has low resistance to termites. The durability of this wood is less than 12 years of service in contact with the ground.

Tractability: moderately difficult to difficult to treat wood with pores partially blocked by tyloses and oleoresin, with retentions of preservative oil soluble, they must be of low permeability between 200 kg / m³ and 300 kg / m³ or below 100 kg / m³ treatments with pressure.








 

ASH ou Freixo

                Being a medium density wood, with an instrument made ​​in Ash body is certainly heavier than one in Alder, a characteristic that favors the mids and treble. According to the work of Amorim Fernandes, the sound propagation speed is 4875 meters per second, this aspect is very similar to Alder reaction.
               This wood- particularly the Ash Pântano- produces a clear sound with crisp sharp, except for the middle region it sounds hollow, empty, etc. is a good combination with the guitars Stratocaster style, giving a sound "Funk".




 



 

Alder ou Amieiro

                Low density wood. Many musicians do not like the aesthetic appearance, but agree that it favors the mids and treble. A study by the forester Gustavo Amorim Fernandes, the speed of sound propagation is 4836 m / s.
                This tough and lightweight wood has excellent acoustic qualities and is associated with a clearly defined bottom end, sounding the bell at the base with a brighter than that produced by acute mahogany guitar.








Ébano

                This dark, dense and durable wood is used, especially for scales. His contribution to the sound is similar to rosewood.
                The term Ebony is also widely applied in reference to the rarity of the black color that has great value, as well as compliment the black people.
                In the manufacture of musical instruments, ebony, after mineralization, is used to make the mirror of the violins, the black keys of the piano and other stringed instruments, to become a tough, durable and beautiful mineral. The ebony is used in the construction of the clarinet, the flute, the oboe and the English horn to be a very hard wood.



God bless!

Um comentário:

  1. Caro amigo estou com dúvida a respeito de uma madeira chamada sharp wood sei que sua tradução para o português é madeira afiada e nada mais encontrei,no site da vogga instrumentos musicais as atuais stratos modelo vcg 601n diz que o corpo é desse material.

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