segunda-feira, 7 de março de 2022

Estética- Exercícios Resolvidos 

1. Arte é uma experiência humana de conhecimento estético, que expressa ideias e emoções. Portanto, para a apreciação da arte é necessário observá-la, refletir e criticá-la a ponto de emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte. Segundo o pensamento do filósofo grego Aristóteles, pode-se dizer também que:

 A. arte é imitação da natureza.

 B. a Arte não pode abordar a estética de forma ambígua e questionável.

 C. a proporção não é desejável na beleza da arte.

 D. o belo está desligado da figura humana.

 E. arte e beleza estão sempre juntas.

 

2. O arquiteto e filósofo italiano Alberti, no livro “De re aetificatoria”, identifica quatro pontos essenciais da arte clássica. Das alternativas a seguir, assinale um desses pontos.

A. A arte deve somente gerar prazer a quem a admira.

B. Arte é uma ciência.

C. Arte na busca um ideário material.

D. A arte diz respeito a questões filosóficas e irracionais.

E. A arte tem utilidade prática.

 

3. Na tendência contemporânea, a estética Histórico-sociológica pode ser explicada como sendo algo que:

A. Substitui o belo pela ficção e o lúdico.

B. Mostra a obra de arte como um documento e uma manifestação do trabalho humano.

C. Substitui o belo pela vertente do verdadeiro ou do verídico.

D. Mostra a obra de arte como um fato isolado.

E. Registra através da arte o sentimento dos seres humanos.

 

4 O período da Idade Média passou a representar a figura humana de uma forma oposta em relação à Grécia Antiga. Sobre esse assunto, é correto afirmar:

A. As mulheres eram representadas maquiadas e bem vestidas. Os homens, esbeltos e musculosos.

B. A maior parte das pinturas era feita nas cores preto e branco, já que representavam um cuidado estético.

C. A Igreja representava grande influência na produção artística da época, delimitando o que era permitido ou não ser representado.

D. Segundo a Igreja, as mulheres precisavam estar limpas e bem vestidas para não “viver em pecado”.

E. As imagens santas foram substituídas por deuses.

 

5. Qual o nome se dá a concepção estética onde o belo passa a ter significado, independente de sua correspondência com o real e em que seu conceito é mensurado pela sensibilidade?

A. Topogenesis.

B. Hermenêutica.

C. Fenomenologia.

D. Ontologia.

E. Cronotopo.

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