domingo, 6 de março de 2022

 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

  

1. A arte é filha do seu tempo e, por isso, reflete e influencia aspectos do contexto social, econômico, político e religioso da sociedade em que vivemos. No entanto, essa não é uma área que se basta; pelo contrário, ela conta com outras ciências para complementá-la e ampará-la como história, antropologia, filosofia, arqueologia e sociologia, por exemplo. Aliás, muito do que conhecemos de sociedades primitivas e de momentos históricos de outros tempos devemos às manifestações artísticas que terminam por guardar esse legado da humanidade, dialogando com o tempo presente. Nesse contexto, podemos afirmar que:

A.  a arte é uma forma de compreender o mundo, sendo restrita ao período histórico em que fora produzida.

B.  é impossível aprender sobre o ser humano e sua evolução a partir das diversas expressões e manifestações artísticas dos diferentes povos.

C.  as outras áreas do conhecimento, como antropologia, sociologia e filosofia, por exemplo, pouco contribuem para ampliar o conhecimento em arte.

D. as manifestações artísticas são herança da humanidade, possibilitando a compreensão de determinada sociedade, de seu modo de viver e de produzir conhecimento.

E.  a arte, por não ter um conteúdo próprio e depender de outras ciências para sua análise, é um campo de conhecimento restrito aos historiadores.

  

2. Para o pesquisador italiano Ricciotto Canudo (1995), uma possibilidade de classificar a arte é agrupar suas manifestações a partir dos elementos básicos da linguagem. Inicialmente, esse agrupamento se refere a sete tipos de linguagens artísticas e, mais tarde, também passaram a ser consideradas outras quatro formas de conhecimento artístico, totalizando, assim, onze aspectos. Na primeira classificação de Canudo, os agrupamentos se dividem em:

A. música, artes cênicas, pintura, escultura, arquitetura, literatura e cinema.

B. artes visuais, dança, teatro, performance, música e arte digital.

C. fotografia, história em quadrinhos, escultura e jogos de vídeo e computador.

D. dança, música, poesia, arte digital e cinema.

E. arquitetura, literatura, artes plásticas, artes cênicas e fotografia.

  

3. Arte é um termo que vem do latim ars e significa técnica e habilidade. Portanto, podemos considerar que é a linguagem fundamental para estimular o ser humano na criação das práticas culturais de seu povo, pois é por meio da arte que se veicula à noção de estética e imprime a noção da beleza, permitindo materializar algo que inspira ou que se pretende questionar. Por muito tempo, a pintura foi a única maneira de registrar e reproduzir a imagem de pessoas e lugares, bem como do contexto social e cultural de um povo, situação essa que só se modificou com o surgimento de técnicas de reprodução de imagem pela máquina, pós-Revolução Industrial. Dentre essas técnicas e modos de fazer arte na contemporaneidade, é correto destacar:

 A. a fotografia e o cinema.

B. o cinema, a escultura e o computador.

C. a escultura, a fotografia e a arte digital.

D. a invenção do computador, a fotografia e a pintura.

E. a fotografia, a câmera de vídeo, o computador e o cinema.

 

4. Azevedo Júnior (2007, p. 7) afirma que “[...] arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções.”. Logo, a obra realizada informa sobre elementos estéticos por meio da sua aparência, de seu conteúdo e até mesmo da sua relação com o ambiente no qual ela está exposta. Dentre uma infinidade de elementos estéticos, podemos considerar o seguinte:

I. (V) A arte envolve formas de registrar a imaginação ou a realidade por meio de representações imagéticas carregadas de significados com valores artísticos. Esses valores também estão articulados à noção de estética, uma vez que a obra é produzida com intencionalidade, podendo variar conforme as pessoas, os locais e os períodos.

II. (V) Cores, formas e conteúdo ajudam a compor a experiência estética do objeto artístico, voltado para o que é considerado belo na sociedade em que fora produzido e fazendo com que ele construa o modo de vida de determinada cultura.

III. (V) As obras de artes carregam noções estéticas vinculadas aos posicionamentos políticos das pessoas e dos grupos sociais, de modo que o que é considerado belo em um contexto pode não ser visto da mesma forma em outro.

IV. (V) Para a filosofia, a estética é um parâmetro universal que, ao desconsiderar o particular em sua análise, auxilia na compreensão da obra de arte e dos valores simbólicos que ela carrega.

Está correto o que se afirma em:

A. I, II, III e IV.

B. I e II.

C. I, II e III.

D. II e III.

E. IV.

  

5.  A filosofia nos ensina que a estética é um parâmetro medido por meio de um julgamento realizado pelo ser humano, que considera o universal e o particular para essa análise. Ao observar uma obra, o indivíduo compara o que está vendo e percebendo ao que já conhece da sociedade em que vive, levando em consideração os elementos estéticos que compõem a obra, como sua intencionalidade, seu posicionamento político e social, suas cores, formas e conteúdo. Após essa análise mais minuciosa, é possível concluir um posicionamento sobre a obra, ao mesmo tempo em que se estabelece um acordo social entre os membros da sociedade, às vezes, de forma mais inconsciente do que consciente, sobre o que é belo e o que não é. De uma forma mais simplificada, é correto afirmar que, nesse contexto, a concepção de estética na arte:

 A. não é considerada porque o feio também é arte.

B. é considerada porque carrega sentidos abstratos e etéreos.

C. não é considerada porque estética é algo universal.

D. é considerada porque carrega significados com valores artísticos e estéticos.

E. não é considerada porque só é arte o que é belo.


Sigam-me no instagram: sgt_herold

_________________________________________________________________________

RESOLVED EXERCISES


1. Art is a child of its time and, therefore, reflects and influences aspects of the social, economic, political and religious context of the society in which we live. However, this is not a sufficient area; on the contrary, it relies on other sciences to complement and support it, such as history, anthropology, philosophy, archeology and sociology, for example. In fact, much of what we know about primitive societies and historical moments from other times we owe to artistic manifestations that end up keeping this legacy of humanity, dialoguing with the present time. In this context, we can say that:

A. Art is a way of understanding the world, being restricted to the historical period in which it was produced.

B. It is impossible to learn about the human being and its evolution from the different expressions and artistic manifestations of different peoples.

C. the other areas of knowledge, such as anthropology, sociology and philosophy, for example, do little to increase knowledge in art.

D. artistic manifestations are a heritage of humanity, enabling the understanding of a given society, its way of living and producing knowledge.

E. Art, because it does not have its own content and depends on other sciences for its analysis, is a field of knowledge restricted to historians.


2. For the Italian researcher Ricciotto Canudo (1995), one possibility of classifying art is to group its manifestations based on the basic elements of language. Initially, this grouping refers to seven types of artistic languages ​​and, later, four other forms of artistic knowledge were also considered, thus totaling eleven aspects. In the first classification of Canudo, the groupings are divided into:

A. music, performing arts, painting, sculpture, architecture, literature and cinema.

B. Visual arts, dance, theater, performance, music and digital art.

C. photography, comics, sculpture, and video and computer games.

D. dance, music, poetry, digital art and cinema.

E. architecture, literature, fine arts, performing arts and photography.


3. Art is a term that comes from the Latin ars and means technique and skill. Therefore, we can consider that it is the fundamental language to stimulate the human being in the creation of the cultural practices of its people, because it is through art that the notion of aesthetics is conveyed and the notion of beauty is imprinted, allowing to materialize something that inspires or that if you want to question. For a long time, painting was the only way to record and reproduce the image of people and places, as well as the social and cultural context of a people, a situation that only changed with the emergence of image reproduction techniques by the machine, post-Industrial Revolution. Among these techniques and ways of making art in contemporary times, it is correct to highlight:

A. Photography and cinema.

B. cinema, sculpture and the computer.

C. Sculpture, photography and digital art.

D. the invention of the computer, photography and painting.

E. photography, video camera, computer and cinema.


4. Azevedo Júnior (2007, p. 7) states that “[...] art is a human experience of aesthetic knowledge that transmits and expresses ideas and emotions”. Therefore, the work carried out informs about aesthetic elements through its appearance, its content and even its relationship with the environment in which it is exposed. Among a multitude of aesthetic elements, we can consider the following:

I. (V) Art involves ways of recording imagination or reality through imagery representations loaded with meanings with artistic values. These values ​​are also linked to the notion of aesthetics, since the work is intentionally produced, and may vary according to people, places and periods.

II. (V) Colors, shapes and content help to compose the aesthetic experience of the artistic object, aimed at what is considered beautiful in the society in which it was produced and making it build the way of life of a certain culture.

III. (V) Works of art carry aesthetic notions linked to the political positions of people and social groups, so that what is considered beautiful in one context may not be seen in the same way in another.

IV. (V) For philosophy, aesthetics is a universal parameter that, by disregarding the particular in its analysis, helps in understanding the work of art and the symbolic values ​​it carries.

What is said in:

A. I, II, III and IV.

B.I and II.

C.I, II and III.

D.II and III.

E. IV.


5. Philosophy teaches us that aesthetics is a parameter measured through a judgment made by the human being, who considers the universal and the particular for this analysis. When observing a work, the individual compares what he is seeing and perceiving to what he already knows about the society in which he lives, taking into account the aesthetic elements that make up the work, such as its intentionality, its political and social positioning, its colors, shapes and contents. After this more detailed analysis, it is possible to conclude a position on the work, at the same time that a social agreement is established between the members of society, sometimes more unconsciously than consciously, about what is beautiful and what is it is not. In a more simplified way, it is correct to say that, in this context, the conception of aesthetics in art:

A. is not considered because ugly is also art.

B. is considered because it carries abstract and ethereal meanings.

C. is not considered because aesthetics is something universal.

D. is considered because it carries meanings with artistic and aesthetic values.

E. is not considered because only what is beautiful is art.


Follow me on instagram: sgt_herold

Nenhum comentário:

Postar um comentário