sexta-feira, 11 de março de 2022

 Comunicação oral - Exercício Resolvido

Você já parou para pensar em como é comum existir formas diferentes para designar a mesma coisa, ou seja, palavras diferentes com o mesmo significado? Isso acontece devido a um fenômeno chamado variação linguística.

Há quem pense que a língua culta é o único modo "correto", sem levar em consideração as variações que ocorrem na língua. A linguística, porém, afirma que não existe uma variação linguística superior a outra variação, uma que seja melhor ou mais importante, por exemplo. Bagno diz que o "fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo".

Agora, assista a um trecho do filme Auto da Compadecida (2000):

https://www.youtube.com/watch?v=IO3rABNWBpA


E então responda:

a) Que variedade linguística as personagens do vídeo usam para se expressar: linguagem culta ou coloquial?

RespostaNo vídeo, aparecem as duas variedades, a linguagem culta, falada por Rosinha, e a linguagem coloquial, proferida por Chicó e João Grilo.

b) Analisando os locais de fala do vídeo, cite dois motivos que contribuem para que as personagens falem dessa forma.

Resposta: O que contribui para que as personagens falem dessa forma, considerando os locais de fala, é o fato de o contexto acontecer no sertão do Brasil e com pessoas que não têm acesso a fatores culturais diferentes.

c) Considerando a forma como as personagens falam, explique que marcas da variação linguística e que variedades linguísticas aparecem no trecho do filme e em quais personagens.

Resposta: Podemos verificar na linguagem oral das personagens marcas que indicam o regionalismo e a classe social destas. O regionalismo está marcado na forma de pronunciar as palavras, principalmente, e a classe social está marcada a partir das variedades da linguagem culta, de Rosinha, por exemplo, e da linguagem coloquial, nas falas de Chicó e João Grilo.


1. Todo idioma se estabelece em vários níveis, que estão relacionados à forma de pronunciar as palavras, de organizar os enunciados, de escolher as palavras, de dar sentido aos vocábulos ou mesmo de como a palavra é escrita ou utilizada. Com relação aos níveis de variação linguística, assinale a resposta correta:

A. Nível fonético-fonológico: diz respeito à utilização de diferentes palavras para representar o mesmo objeto, fenômeno ou ser, significando a mesma coisa, assim como mandioca, aipim e macaxeira. Outro exemplo de nível vocabular de variação linguística é o uso de gírias.

B. Nível morfossintático: se dá na variação da estrutura dos enunciados, na organização em períodos, além da conjugação de verbos irregulares como se fossem regulares. Este nível se dá na variação da estrutura dos enunciados, como na organização em períodos, e também há a conjugação de verbos irregulares como se fossem regulares. Exemplo: "manteu" em vez de "manteve", "ansio" quando o correto é “anseio”.

C. Nível semântico: se dá na variação da estrutura dos enunciados, na organização em períodos, além da conjugação de verbos irregulares como se fossem regulares.

D. Nível vocabular: está relacionado à variação no sentido que as palavras adquirem ao longo do tempo, do espaço ou em diferentes grupos sociais.

E. Nível semântico-morfossintático: está relacionado à variação no sentido que as palavras adquirem ao longo do tempo, do espaço ou em diferentes grupos sociais.

 

 2. A variação linguística histórica é a maneira como a língua evolui de acordo com o tempo, ou seja, é a mudança que a língua sofre ao longo da história. Assinale a resposta que está de acordo com essa variação:

A. Mandioca – aipim – macaxeira.

B. Pão francês – cacetinho.

C. Pharmácia – farmácia/photografia – fotografia.

D. Moleque – guri – garoto.

E. Salsicha – vina.


3. A variação de estilo ou diafásica é a que tem a ver com a situação de uso da língua, do que é adequado e do que não é. Ela pode ser formal e informal, padrão e não padrão, coloquial e culta. Assinale a alternativa em que a frase está escrita informalmente:

A. Boa tarde, em que posso ajudar? Estou aqui ao seu dispor. Caso necessário, por favor, não hesite em me chamar.

B. Boa tarde! Tu pode me dar uma informação? Tô perdido e não sei chegar no hotel. A frase está escrita de maneira informal, utilizando gírias.

C. A senhora gostaria de provar alguns de nossos petiscos? São feitos com produtos naturais.

D. Peço que todos escutem a fala do palestrante para redigir o relatório para a próxima aula.

E. Entregue esse material ao nosso chefe.

 

4. Com relação aos tipos de variação linguística, as classificações podem ser:

A. Histórica, semântica, regional, estilo ou diafásica.

B. Histórica, social ou diastrática, regional ou diatópica, estilo ou diafásica.

C. Histórica, social ou diastráticas, estilo ou diafásica.

D. Histórica, social, diastráticas, regional, diatópicas, estilo e diafásica.

E. Regionais ou históricas.

  

5. Com relação aos graus de formalidade usados na fala, inúmeros autores já os conceituaram. Uma das nomenclaturas propostas segue a seguinte classificação:


a) Norma-padrão: designa o modelo ideal de língua; algo que está fora e acima da atividade linguística dos falantes.

b) Variedades prestigiadas: indicam as variedades linguísticas faladas pelo cidadão com alta escolarização e vivência urbana.

c) Variedades estigmatizadas: assinalam as variedades linguísticas que caracterizam os grupos sociais desprestigiados do Brasil.


Assista ao vídeo e responda que graus de formalidade encontramos nas falas do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Gj4q0zAIw3I

 

A. Apenas variedades estigmatizadas.

B. As três variedades aparecem no vídeo.

C. Apenas variedades prestigiadas e variedades estigmatizadas.

D. Apenas norma-padrão.

E. Apenas norma-padrão e variedades prestigiadas.

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