O
TEXTO COMO ATIVIDADE DE LINGUAGEM/INTERAÇÃO
EXERCÍCIOS
RESOLVIDOS
DESAFIO
Há poucos anos, esse poderoso empresário fez uma conferência em uma escola secundária de classe alta dos Estados Unidos. Foram reservadas duas horas para a sua palestra, mas ele não gastou 10 minutos com suas palavras. Ele leu 11 itens que, em sua opinião, os alunos não aprenderiam nas salas de aula, porque as escolas não ensinam. Ele falou sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração sem conceito da realidade e como essa política tem levado as pessoas a falharem em suas vidas posteriores à escola.
Eis o discurso de Bill Gates, uma verdadeira "pedagogia da realidade":
- A vida não é fácil: acostume-se com isso.
- O mundo não está preocupado com a sua autoestima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele antes de sentir-se bem com você mesmo.
- Você não ganhará R$ 20 mil por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
- Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
- Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avôs têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
- Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
- Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como são agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são ridículos. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
- Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isso não se parece com absolutamente nada na vida real, onde se você pisar na bola está despedido... Rua! Faça certo da primeira vez!
- A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre as férias livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
- Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
- Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns patetas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar para um deles."
(Hernani Marroni. Adaptado)
Caso você não conheça, procure saber um pouco da biografia
de Bill Gates. Depois responda:
a) Quem é Bill Gates para poder dizer o que disse a esse grupo de jovens americanos ricos?
William Henry Gates,
vulgo Bill Gates, tem total envergadura para dizer tais verdades aos jovens,
porque atualmente ele é um magnata, empresário, diretor executivo, investidor,
filantropo e autor americano, que ficou conhecido por fundar, junto com Paul
Allen a Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo em
termos de valor de mercado. Com 17 anos, Gates desenvolveu junto com Paul Allen
um software para leitura de fitas magnéticas, com informações de tráfego de
veículos, em um chip Intel 8008. Com esse produto, Gates e Allen criaram uma empresa,
a Traf-o-Data, porém os clientes desistiram do negócio quando descobriram a
idade dos donos. Percebe-se que desde jovem, Bill Gates se esforçava para
alcançar o sucesso.
b) Que imagem ele tem desses jovens para falar dessa forma?
Enxerga jovens frágeis que acham que a vida é fácil, que para realizar um sonho não há dificuldades. Uma geração que não quer empregos simples, pois querem começar com o melhor. Jovens que colocam a culpa nos pais diante de um fracasso e que não valorizam a escola e os professores.
c) Em que contexto social, histórico e ideológico se passa o texto para que Bill Gates passe a sua mensagem do modo como passou?
A mensagem de Bill
Gates é repassada em uma escola da classe alta dos Estados Unidos. Bill Gates,
quando jovem, estudou nas melhores escolas da cidade, pois tinha uma família de
classe média em que o pai era advogado e grandes empresas e a mãe era
professora Universidade de Washington e diretora de bancos. Há época, a
realidade dele se assemelhava aos dos jovens expectadores. Bill Gates tenta
passar uma mensagem para os jovens refletirem, pois todos aparentam estarem
acomodados, enquanto que Gates com 17 anos já havia montado uma empresa.
d) E que mensagem é essa?
Bill Gates, com a
mensagem, deixa claro que está insatisfeito como os jovens enfrentam a vida e
com o sistema de ensino. Enfatiza que a vida não é perfeita, há problemas a
serem enfrentados e resolvidos. Relata que as escolas não reprovam, oferecem
inúmeras oportunidades até a aprovação. Indiretamente tem-se uma crítica à
política, pois tal sistema de aprovação das escolas tem a aquiescência dos
governantes, os quais nada fazer para mudar.
1. Da letra da música “Paracundê”, de Carlos Caetano, NÃO é
possível afirmar sobre os sujeitos envolvidos no texto que: Paracundê – Carlos
Caetano:
Vou de casa pro trabalho
Do trabalho vou pra casa na moral
Sem zoeira, sem balada, sem marola
Sem mancada, eu tô legal !!!
Faça sol ou faça chuva
O que eu faço pra você
Nunca tá bom
Pago as contas, faço as compras
Tudo bem, eu sei
É minha obrigação
Mas eu tenho
Reclamações a fazer
Mas eu tenho
Que conversar com você
A pia tá cheia de louça
O banheiro parece que é de botequim
A roupa toda amarrotada
E você nem parece que gosta de mim
A casa tá desarrumada
E nenhuma vassoura tu passa no chão
Meus dedos estão se colando
De tanta gordura que tem no fogão
Se eu largar o freio...
Você não vai me ver mais
Se eu largar o freio...
Vai ver do que sou capaz
Se eu largar o freio...
Vai dizer que sou ruim
Se eu largar o freio...
Vai dar mais valor pra mim
Paracundê, paracundê, paracundê ê ô
A. Para o eu-lírico, a
mulher é alguém responsável pelas tarefas domésticas.
B. Para o eu-lírico, o
homem é quem supre as necessidades do lar.
C. O eu-lírico é um homem
descontente com o desempenho da mulher.
D. O
eu-lírico é de um homem extremamente apaixonado.
E. O homem age como o
supervisor da mulher.
2. Tomando o texto como atividade, é possível afirmar que: ,Paracundê – Carlos Caetano:
Vou de casa pro trabalho
Do trabalho vou pra casa na moral
Sem zoeira, sem balada, sem marola
Sem mancada, eu tô legal !!!
Faça sol ou faça chuva
O que eu faço pra você
Nunca tá bom
Pago as contas, faço as compras
Tudo bem, eu sei
É minha obrigação
Mas eu tenho
Reclamações a fazer
Mas eu tenho
Que conversar com você
A pia tá cheia de louça
O banheiro parece que é de botequim
A roupa toda amarrotada
E você nem parece que gosta de mim
A casa tá desarrumada
E nenhuma vassoura tu passa no chão
Meus dedos estão se colando
De tanta gordura que tem no fogão
Se eu largar o freio...
Você não vai me ver mais
Se eu largar o freio...
Vai ver do que sou capaz
Se eu largar o freio...
Vai dizer que sou ruim
Se eu largar o freio...
Vai dar mais valor pra mim
Paracundê, paracundê, paracundê ê ô
A. O
autor produziu um poema musicado, utilizando recursos literários e linguagem
informal.
B. O autor produziu uma
poesia com linguagem culta, porém informal.
C. Trata-se de um texto
literário com linguagem formal, porém inculta.
D. Para se adequar ao
contexto em que se passa o fato, o autor utilizou a linguagem literária.
E. Os versos produzidos
pelo autor estariam adequados à norma culta da língua portuguesa.
3. Leia a declaração do Papa Francisco em entrevista coletiva ao
ser questionado sobre a posição da Igreja Católica em relação aos homossexuais.
"O Catecismo da Igreja Católica explica isso muito bem. Diz que
eles [os homossexuais] não devem ser marginalizados por causa disso, mas que
precisam ser integrados à sociedade... Se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem
sou eu para julgá-la?" (Papa Francisco).
Ao dizer “Se uma pessoa é gay e busca a Deus, quem sou eu para
julgá-la?", é ERRADO inferir a respeito do Papa Francisco que:
A. Coloca-se em posição de
humildade em relação a Deus e aos homens.
B. Procura
dar tratamentos distintos ao sujeito gay em relação aos heterossexuais.
C. Trata-se de um sujeito
atento às transformações do seu tempo.
D. Procura seguir os dogmas
da Igreja Católica.
E. Pratica o exemplo pelo
amor.
4. A partir da análise da frase a seguir é possível verificar a seguinte informação implícita: ,"Maria deixou de sair aos finais de semana para poder se dedicar mais aos concursos."
A. Maria estuda para
concursos nos finais de semana.
B. Maria não sai mais de
casa aos finais de semana.
C. Maria
saía aos finais de semana.
D. Maria adora estudar.
E. Maria passará no
concurso.
5. Leia o texto “Ao Shopping Center”, de José Paulo Paes, e em seguida, assinale a alternativa em que haja uma associação equivocada:
Ao shopping center:
Pelos teus círculos
Vagamos sem rumo
Nós almas penadas
Do mundo do consumo.
De elevador ao céu
Pela escada ao inferno:
Os extremos se tocam no castigo eterno.
Cada loja é um novo
Prego em nossa cruz.
Por mais que compremos
Estamos sempre nus
Nós que por teus círculos
Vagamos sem perdão
À espera (até quando?)
Da Grande Liquidação.
A. Os círculos podem ser
relacionados aos corredores dos shoppings.
B. O elevador pode ser
considerado como a facilidade de se ter o que deseja.
C. A escada pode ser vista
como as dificuldades trazidas pelo endividamento.
D. As almas penadas podem
ser considerados os consumidores dos shoppings.
E. A grande liquidação pode ser considerada a oportunidade de o consumidor se redimir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário