HISTÓRIA DA ARTE
EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
Na análise da composição visual, deve-se considerar a organização dos elementos preenchendo os espaços vazios de forma equilibrada. Assim, pontos, linhas, formas e cores ficarão dispostas, de modo a tornar a apreciação uma experiência estética significativa.
Acompanhe a seguinte situação:
Sendo assim, responda:
a) Como você abordaria a concepção de estética dentro da proposta que apresentará ao grupo?
Primeiramente ensinaria o conceito de estética. Falaria sobre a fenomenologia, nome se dá a concepção estética onde o belo passa a ter significado, independente de sua correspondência com o real e em que seu conceito é mensurado pela sensibilidade, tem por objetivo descobrir o mundo antes do saber e do conceito. O conceito da Fenomenologia é mensurado pela sensibilidade, o que atualmente remete à psicologia, ciência que atribui à beleza uma resposta narcisista ao que gostamos ou gostaríamos de ver em nós mesmos. Em um conceito mais filosófico, pode-se dizer que é o que apreciamos ou o que se identifica com a nossa visão particular do mundo. Explicar-lhes-ia que a estética é um entendimento pessoal, de forma inconsciente, que cada pessoa tem ao analisar uma arte! Secundariamente explicaria que o objetivo do trabalho não é obter as mais belas artes (desenhos, pinturas, esculturas, etc), mas sim se expressarem com sinceridade com foco nos elementos da composição visual. O conceito de estética será apresentado ao grupo de acordo com o seu significado, ou seja, abarcando o conhecimento sensorial de cada estudante com o objetivo de gerar uma experiência significativa em arte. Ultrapassando a premissa do talento ou dom para criar algo artístico, a estética deve reconhecer a importância da investigação e como se pretende despertar a imaginação e a sensibilidade do espectador. Para tal, é fundamental estimular o grupo a elencar temas de interesse coletivo, para que sejam buscadas referências que contribuam para o fazer artístico.
b) Quais abordagens você traria aos estudantes para exercitarem elementos da composição visual?
Os elementos visuais são os elementos básicos da linguagem visual, aquilo que vemos. Mas eles precisam estar dentro de um contexto para ganhar seu significado. Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura. Trabalharíamos a linha, a qual pode ser usada reta, curva ou de forma mais complexa, tracejada ou não. As linhas desenhadas de forma paralelas dá uma ideia de movimento. Também usaria as formas, incentivaria a utilizarem quadrados, retângulos, losangos, etc. Indicaria juntar essas forma conhecidas para formar uma nova figura, uma nova arte. Por fim, trabalharíamos as cores. Com as cores podemos passar um sentimento, pois elas transmitem sensações. Cores como vermelho, amarelo, azul, dão um sentimento de calor, alegria, verão. Bem como cores neutras e escuras causam a sensação de noite, medo, tristeza. Para considerar a composição visual durante a realização da atividade os estudantes podem fazer esboços variados, testando o tipo de elemento que desejam se apropriar em seu trabalho. Podem ser linhas com tamanhos e direções distintas, combinação e mistura de cores para perceber o melhor impacto visual, pontos juntos ou separados formando desenhos variados, etc.
1. Durante o período das
vanguardas artísticas, mudanças sociais profundas ocorreram, influenciando a
forma de criar e expressar arte.
Em relação às
influências para o surgimento do Dadaísmo, o que é correto afirmar?
A. Os
artistas queriam romper as estruturas sociais, mas sem qualquer preocupação
política.
B. As
máquinas, a velocidade e a tecnologia foram responsáveis por influenciar os
artistas do Dadaísmo.
C. As
preocupações com a Primeira Guerra Mundial e a cópia fiel da realidade são
referências para o Dadaísmo.
D. A ideia do absurdo e
do nonsense é uma maneira de questionar a forma como a
sociedade vivia naquele momento.
E. A
postura propositalmente desordenada dos artistas dadaístas não desejava
influenciar as reflexões sobre a função da arte.
2. A vanguarda diz respeito à
ruptura do passado. Cada corrente artística se propôs a romper com ideias
anteriores. Assim, o que interessava era o novo e o moderno.
Relacione as
características com a vanguarda correspondente:
a) Pinceladas
soltas, pintura ao ar livre e influência da fotografia.
b) Distorções
dramáticas, pinceladas intensas e essência da natureza.
c)
Bidimensionalidade da tela, fragmentação das formas e multiplicidade de
ângulos.
Assinale a
alternativa correta.
A. Impressionismo; Expressionismo;
Cubismo.
B. Impressionismo;
Surrealismo; Cubismo.
C. Expressionismo;
Futurismo; Surrealismo.
D. Surrealismo;
Impressionismo; Expressionismo.
E. Impressionismo;
Cubismo; Expressionismo.
3. O traço do artista é a sua forma de dialogar com o mundo, trazendo as suas impressões sobre um determinado assunto. Ao observar uma obra, os conhecimentos são mobilizados na tentativa de identificar quem produziu determinada arte.
Identifique as
características das obras dos artistas a seguir marcando V (para verdadeiro) e
F (para falso).
( ) Juan Gris foi
um renomado artista do movimento cubista, participando exclusivamente do
período chamado cubismo analítico.
( ) Artista que
experimentou a composição visual na arte abstrata, Wassily Kandinsky foi
chamado para dar aulas na renomada escola Bauhaus, porém recusou o convite.
( ) Influenciado
por Paul Cèzanne, Pablo Picasso deixou de lado a pintura figurativa para
fragmentar formas de corpos e objetos, o que mais tarde ficaria conhecido como
Cubismo.
( ) Paul Klee,
artista considerado um dos introdutores do abstracionismo, foi professor na
renomada escola de design Bauhaus, fazendo companhia a Wassily
Kandinsky.
( ) Expoente do
movimento expressionista, Auguste Renoir, assim como outros artistas desse
movimento, pintava ao ar livre com pinceladas leves e soltas.
Assinale a
alternativa completa.
A. V,
V, V, F, F.
B. F,
F, V, V, V.
C. F, F, V, V, F.
D. V,
V, V, F, V.
E. F,
V, F, V, F.
4. A estética é o ramo da filosofia que trata da percepção dos sentidos, buscando apontar diferentes modos de compreender os parâmetros para o belo e o sensível, por exemplo.
Ainda tratando do
conceito de estética, qual é a alternativa correta?
A. O
significado de estética perpassa apenas o conceito de beleza, pois estética e
belo são sinônimos.
B. Pensadores
como Platão e Aristóteles traziam conceitos iguais para pensar sobre o senso
estético.
C. Na
estética, não há relação com a razão, apenas é necessário considerar a
sensibilidade e a imaginação.
D. A
experiência estética deve acontecer de maneira serena e tranquila,
desconsiderando sentimentos como o horror ou o cômico, além dos demais
sentimentos.
E. Os artistas de vanguarda
buscaram escrever seus princípios artísticos por meio de manifestos, trazendo,
em determinado momento, certo distanciamento da filosofia estética.
5. Ao olhar uma imagem,
costuma-se observá-la organizada em conjunto. A essa combinação de elementos
dá-se o nome de composição visual.
Analise as
afirmações a seguir com relação aos elementos visuais:
I. Para criar harmonia
e equilíbrio as formas precisam sempre de rigidez, além de seguir regras
acadêmicas.
II. O ponto não é
considerado um elemento de comunicação visual.
III. A linha é um
elemento de comunicação visual que sempre transmite ritmo e movimento.
IV. A cor pode ser
um elemento que desperta diferentes tipos de sensação, dependendo do seu uso.
V. A forma pode ser
criada seguindo um padrão geométrico.
Qual é a
alternativa correta?
A. As
afirmativas I e V estão corretas.
B. As
afirmativas I e III estão corretas.
C. As
afirmativas II e IV estão corretas.
D. As afirmativas IV e V
estão corretas.
E. As
afirmativas III e V estão corretas.
Gostou? Retribua me seguindo no instagram: sgt_herold
Nenhum comentário:
Postar um comentário