domingo, 13 de março de 2022

 Os novos arranjos familiares na sociedade brasileira

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS


A política de assistência social tem a centralidade nas relações familiares quando os vínculos familiares estão fragilizados ou rompidos. A autuação é realizada pelo PAEFI - Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. ​​​​​​​O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) atua nessa perspectiva em seus diversos atendimentos. Uma de suas ações é junto a adolescentes em conflito com a lei que cumprem medidas de liberdade assistida e devem comparecer a um CREAS periodicamente. Você, como assistente social que atua no CREAS, junto a adolescentes que cumprem medidas de liberdade assistida, percebe que a fragilidade dos vínculos familiares é uma das causas do ato infracional. Como seria sua atuação para fortalecer esses vínculos familiares, considerando as diversas configurações familiares que hoje são reconhecidas e não atuando na culpabilização e no familismo? 

RESPOSTA:

O conceito de família está mudando, pois a referência homem e mulher, ou seja, pai e mãe não é mais o padrão. Novas configurações familiares estão surgindo como, por exemplo, uma família formada por pessoas homoafetivas. 

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Conforme Paulo Coelho, "tudo que é novo, incomoda", o novo conceito de família vai incomodar a sociedade atual. Neste sentido, observando a frase de Immanuel Kant que diz: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", deve-se realizar palestras nas escolas com o tema "família", apresentar todas as formas aos alunos e professores. As palestras serão ministradas por profissionais capacitados no assunto. Deve-se, também, realizar encontros, visitas as famílias, festividades, etc com o escopo de fortalecer os vínculos familiares. Adotando essas estratégias, certamente os vínculos familiares serão fortalecidos.


1. O conceito incutido no imaginário popular sobre família está centrado na união de um homem e de uma mulher unidos pela consagração civil e religiosa do casamento. Mas essa concepção de família nem sempre foi assim e não reflete a realidade de diversas relações que se estabelecem em várias famílias. O conceito que determina a união por meio do casamento entre um homem e uma mulher, complementado por

A. burguesa.

B.  do Estado Absolutista.

C.  de tribos indígenas.

D. da Idade Média.

E. da classe trabalhadora.

 

2. A família na Idade Média e no Estado Absolutista não era uma instituição que apresentava uma preocupação analítica dos teóricos da época. A relação que se estabelecia era para a passagem de bens e de ofícios dos mais velhos para os mais novos como forma de continuação da sociedade. Só a partir do século XIX, já na sociedade burguesa, é que a família se apresenta como parte da análise da sociedade. Essas formas de se teorizar é que perpassam as legislações e o atendimento do Estado à família, que são:

A. a perspectiva funcionalista entende que a família repressora pelo papel do homem é para o adestramento dos indivíduos e um espaço propício ao despotismo. Enquanto a perspectiva crítica apresenta os papéis bem definidos na família, na qual a mulher tem papel central e o homem é submisso, cabendo-lhe o cuidado com a casa e com os filhos. ​​​​​​​

B. a perspectiva funcionalista que organiza a família em papéis claramente definidos, em que cabe à mulher o cuidado da casa e dos filhos e ao homem o papel de provedor; e a perspectiva crítica entende que o papel de autoridade centrado no homem coloca a família como um espaço despótico de submissão e de adestramento.

C. a perspectiva religiosa que só entende a constituição da família por meio do sagrado matrimônio na Igreja Católica; e a perspectiva jurídico-civil a qual entende que a união de um homem e uma mulher só é válida pelo casamento civil.

D. a perspectiva funcionalista-religiosa que só entende a família pelo casamento civil no qual a mulher tem centralidade. E a perspectiva crítica-jurídica que entende o papel importante da religião na constituição da família.

E. a perspectiva religiosa e a perspectiva jurídica que se aliam a todo momento para consagrar o casamento civil e religioso como as únicas formas de constituição da família.

  

3. No Brasil, a nossa primeira Constituição Federal Republicana foi em 1890, a qual apresentava a família como a união de um homem e de uma mulher por meio do casamento civil. Com o passar dos anos e da pressão da Igreja, o casamento religioso também foi reconhecido. Houve diversas Constituições Federais ao longo do tempo, mas só em 1988 foi possível pensar a construção da família não apenas pelo casamento, mas também pela instituição:

A. da seguridade social.

B. dos direitos sociais. ​​​​

C. da união estável.​​​​​​​

D. do Código Civil. 

E. da convivência familiar e comunitária.

 

4. Atualmente, entende-se que há diversas configurações familiares e não apenas o núcleo central composto por um homem e por uma mulher com filhos. Apesar dessas famílias sempre existirem, só a partir da Constituição de 1988 é que elas foram reconhecidas. Mas mesmo com vitórias na justiça com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça, que autoriza o casamento de pessoas do mesmo sexo, temos:

A. avanços com a lei que institui família como a união de duas pessoas independente de gênero e de orientação sexual.

B. apenas a união estável como possível para legalização entre pessoas do mesmo sexo.

C. a impossibilidade completa de se compreender a união de pessoas do mesmo sexo como família.

D. ainda no Texto Constitucional e no Código Civil a família como a união de um homem e de uma mulher.

E. consagrado pela lei e pela religião que família é a união de duas pessoas independente de gênero e de orientação sexual.

  

5. Campos e Mioto (2003) apresentam que o debate sobre a centralidade da família nas políticas sociais atualmente está na retirada do Estado das suas funções protetoras e exigindo das famílias empobrecidas formas de proteção a seus membros que elas não têm como cumprir devido à falta de políticas de bem-estar social que fortaleçam o núcleo familiar. A essa forma de atuação das políticas sociais que supervalorizam a função protetora da família e desresponsabilizam o Estado de suas ações de bem-estar social, as autoras denominam de:

A. pró-família. ​​​​​​​

B. Estatuto da Família.

C. casamento.

D. união estável.

E. familismo.

sábado, 12 de março de 2022

 OS CONCEITOS HISTÓRICOS DA FAMÍLIA

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS


1. Segundo a Sociologia, qual o conceito de família, lembrando os conceitos de Levi - Strauss e Engels.

A. Família é o grupo de pessoas, que são parentes consanguíneos.

B. Família é o conjunto de pessoas unidas por laços de afetividade.

C. Família são todos os grupos sociais que se unem por meio do casamento.

D. Famílias é um conjunto de pessoas que moram juntas e dividem as despensas.

E. Família é um conjunto de pessoas que se encontram unidas por laços de parentesco, que podem ser por vínculos de afinidade ou por consanguinidade.

 

2. O que são as transformações familiares?

A. As transformações familiares são as mudanças que dizem respeito à relação entre homem e mulher.

B.  As transformações familiares são expressões de mudanças conjunturais na esfera da sociedade, nas estruturas social e econômica, entre outras.

C. As transformações familiares são as que dizem respeito às famílias formadas por laços de afetividade e não de casamento.

D. As transformações familiares são as que afetam somente as relações sociais das pessoas da mesma família.

E. São as transformações ocasionadas pelo capitalismo na dinâmica da família.

 

3. A expansão das mulheres no mercado de trabalho ocorre conjuntamente com quais processos sociais?

A.  Industrialização e migração.

B.  Emancipação e migração.

C. Emancipação e industrialização.

D. Urbanização e emancipação.

E. Industrialização e urbanização.

 

4. Quais questões perpassam pelo âmbito da família, principalmente?

A. Questões de gênero, poder e hierarquia.

B. Questões de gênero e poder somente.

C. Relações entre homem e mulher, poder e hierarquia.

D. Mulher no mercado de trabalho, gênero e hierarquia.

E. Questões de gênero, poder e relações sociais.

 

5. A família tem sofrido diversas modificações e enfrenta muitas dificuldades e conflitos. Quanto à questão de gênero, existe uma problemática no âmbito da família, por vezes, geradora de conflitos. Que problemática seria essa?

A. A emancipação social e profissional da mulher.

B. A mulher como mãe e profissional.

C. A relação desigual entre o homem e a mulher.

D. O homem quando não aceita a esposa trabalhar fora de casa.

E. A divisão de tarefas entre homem e mulher.

COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS

 

1. Saussure é considerado o fundador da linguística moderna e um dos precursores do pensamento estruturalista. Assinale a alternativa correta a respeito dos seus estudos:

A. Para Saussure, a linguística estabelece dois níveis de análise da linguagem: a gramática e a semântica. A gramática reúne a fonologia, a sintaxe e a morfologia. Já a semântica detém-se sobre os sentidos.

B. Para Saussure, o signo é qualquer coisa que representa alguma outra coisa para alguém; é um elemento em que se correlacionam três outros elementos (relação triádica) denominados: representâmen, objecto e interpretante.

C. Sausurre concebia que os signos se classificam em várias tricotomias, relacionando-vos a si mesmos, ao objeto ou ao interpretante. Cada uma dessas relações também pode estar em estado de primeiridade, secundidade ou terceiridade, o que gera uma quantidade quase infinita de signos possíveis.

D. Saussure chama de signo a imagem acústica, e a materialização do objeto chamou de significado.

E. A união do signo e do significado resulta no significante, uma unidade portadora de significação.

 

 

2. De um lado, o conceito nos aparece como a contraparte da imagem auditiva no interior do signo, e, de outro, este mesmo signo, isto é, a relação que une seus dois elementos, é também, e de igual modo, a contraparte dos outros signos da língua. (...) A língua [é] um sistema em que os termos são solidários e o valor de um resulta tão-somente da presença simultânea de outros (SAUSSURE, 2002, p. 133). Sobre o signo linguístico é correto afirmar que:

A. ele é motivado por fatos da língua.

B. possui somente um significado para cada significante.

C. o significante se refere ao conceito.

D. ele é arbitrário no que diz respeito a união significado/significante.

E. não segue o princípio da linearidade.

 

 

3. Se remontarmos aos ancestrais dos seres humanos, veremos que, antes de aprenderem a comunicação por meio das palavras, eles recorriam a outras possibilidades, como a linguagem corporal, com gestos e sons, para se expressarem, assim, a comunicação se dava por canais e linguagens não verbais. A respeito da comunicação não verbal na transmissão de mensagens, assinale a alternativa correta:

A. As comunicações não verbais se concretizam para o ser humano por meio de três suportes: o corpo, a mente e os elementos externos.

B. Pease e Pease (2005) enfatizam que há três classes de movimentos observáveis: os faciais, corporais e os de postura.

C. A fala é considerada a primeira língua do homem, e a linguagem não verbal apenas complementou a forma de comunicação.

D. Os gestos são considerados como a primeira língua do homem. Mesmo depois da fala, a linguagem não verbal é usada para se comunicar, já que, ao falar, a pessoa gesticula, misturando as duas formas de comunicação.

E. A comunicação não verbal não é um meio, dentre outros, de transmitir a informação, mas apenas um complemento de comunicação. Apenas a escrita, a fala ou derivados não sonoros são considerados meios de transmitir informações.

 


4. Pease e Pease (2005) enfatizam que há três classes de movimentos observáveis na comunicação não verbal. Assinale a alternativa que apresenta as três classes corretamente.

A. Faciais, corporais e de postura.

B. Gesticulares, de postura e corporais.

C. Faciais, gesticulares e de postura.

D. Da cabeça, dos braços e do rosto.

E. Faciais, mentais e corporais.

 

 

5. Signo, para Peirce, é aquilo que, por certo aspecto, representa alguma coisa para alguém. Um signo é dirigido para alguém. Na mente desse receptor, esse primeiro signo forma um equivalente de si mesmo, eventualmente um signo mais desenvolvido. Que nome é dado a esse segundo signo formado na mente do receptor?

A. Ícone.

B. Representâmen.

C. Secundidade.

D. Interpretante.

E. Objeto.


sexta-feira, 11 de março de 2022

 Comunicação oral - Exercício Resolvido

Você já parou para pensar em como é comum existir formas diferentes para designar a mesma coisa, ou seja, palavras diferentes com o mesmo significado? Isso acontece devido a um fenômeno chamado variação linguística.

Há quem pense que a língua culta é o único modo "correto", sem levar em consideração as variações que ocorrem na língua. A linguística, porém, afirma que não existe uma variação linguística superior a outra variação, uma que seja melhor ou mais importante, por exemplo. Bagno diz que o "fato de no Brasil o português ser a língua da imensa maioria da população não implica automaticamente que esse português seja um bloco compacto coeso e homogêneo".

Agora, assista a um trecho do filme Auto da Compadecida (2000):

https://www.youtube.com/watch?v=IO3rABNWBpA


E então responda:

a) Que variedade linguística as personagens do vídeo usam para se expressar: linguagem culta ou coloquial?

RespostaNo vídeo, aparecem as duas variedades, a linguagem culta, falada por Rosinha, e a linguagem coloquial, proferida por Chicó e João Grilo.

b) Analisando os locais de fala do vídeo, cite dois motivos que contribuem para que as personagens falem dessa forma.

Resposta: O que contribui para que as personagens falem dessa forma, considerando os locais de fala, é o fato de o contexto acontecer no sertão do Brasil e com pessoas que não têm acesso a fatores culturais diferentes.

c) Considerando a forma como as personagens falam, explique que marcas da variação linguística e que variedades linguísticas aparecem no trecho do filme e em quais personagens.

Resposta: Podemos verificar na linguagem oral das personagens marcas que indicam o regionalismo e a classe social destas. O regionalismo está marcado na forma de pronunciar as palavras, principalmente, e a classe social está marcada a partir das variedades da linguagem culta, de Rosinha, por exemplo, e da linguagem coloquial, nas falas de Chicó e João Grilo.


1. Todo idioma se estabelece em vários níveis, que estão relacionados à forma de pronunciar as palavras, de organizar os enunciados, de escolher as palavras, de dar sentido aos vocábulos ou mesmo de como a palavra é escrita ou utilizada. Com relação aos níveis de variação linguística, assinale a resposta correta:

A. Nível fonético-fonológico: diz respeito à utilização de diferentes palavras para representar o mesmo objeto, fenômeno ou ser, significando a mesma coisa, assim como mandioca, aipim e macaxeira. Outro exemplo de nível vocabular de variação linguística é o uso de gírias.

B. Nível morfossintático: se dá na variação da estrutura dos enunciados, na organização em períodos, além da conjugação de verbos irregulares como se fossem regulares. Este nível se dá na variação da estrutura dos enunciados, como na organização em períodos, e também há a conjugação de verbos irregulares como se fossem regulares. Exemplo: "manteu" em vez de "manteve", "ansio" quando o correto é “anseio”.

C. Nível semântico: se dá na variação da estrutura dos enunciados, na organização em períodos, além da conjugação de verbos irregulares como se fossem regulares.

D. Nível vocabular: está relacionado à variação no sentido que as palavras adquirem ao longo do tempo, do espaço ou em diferentes grupos sociais.

E. Nível semântico-morfossintático: está relacionado à variação no sentido que as palavras adquirem ao longo do tempo, do espaço ou em diferentes grupos sociais.

 

 2. A variação linguística histórica é a maneira como a língua evolui de acordo com o tempo, ou seja, é a mudança que a língua sofre ao longo da história. Assinale a resposta que está de acordo com essa variação:

A. Mandioca – aipim – macaxeira.

B. Pão francês – cacetinho.

C. Pharmácia – farmácia/photografia – fotografia.

D. Moleque – guri – garoto.

E. Salsicha – vina.


3. A variação de estilo ou diafásica é a que tem a ver com a situação de uso da língua, do que é adequado e do que não é. Ela pode ser formal e informal, padrão e não padrão, coloquial e culta. Assinale a alternativa em que a frase está escrita informalmente:

A. Boa tarde, em que posso ajudar? Estou aqui ao seu dispor. Caso necessário, por favor, não hesite em me chamar.

B. Boa tarde! Tu pode me dar uma informação? Tô perdido e não sei chegar no hotel. A frase está escrita de maneira informal, utilizando gírias.

C. A senhora gostaria de provar alguns de nossos petiscos? São feitos com produtos naturais.

D. Peço que todos escutem a fala do palestrante para redigir o relatório para a próxima aula.

E. Entregue esse material ao nosso chefe.

 

4. Com relação aos tipos de variação linguística, as classificações podem ser:

A. Histórica, semântica, regional, estilo ou diafásica.

B. Histórica, social ou diastrática, regional ou diatópica, estilo ou diafásica.

C. Histórica, social ou diastráticas, estilo ou diafásica.

D. Histórica, social, diastráticas, regional, diatópicas, estilo e diafásica.

E. Regionais ou históricas.

  

5. Com relação aos graus de formalidade usados na fala, inúmeros autores já os conceituaram. Uma das nomenclaturas propostas segue a seguinte classificação:


a) Norma-padrão: designa o modelo ideal de língua; algo que está fora e acima da atividade linguística dos falantes.

b) Variedades prestigiadas: indicam as variedades linguísticas faladas pelo cidadão com alta escolarização e vivência urbana.

c) Variedades estigmatizadas: assinalam as variedades linguísticas que caracterizam os grupos sociais desprestigiados do Brasil.


Assista ao vídeo e responda que graus de formalidade encontramos nas falas do vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=Gj4q0zAIw3I

 

A. Apenas variedades estigmatizadas.

B. As três variedades aparecem no vídeo.

C. Apenas variedades prestigiadas e variedades estigmatizadas.

D. Apenas norma-padrão.

E. Apenas norma-padrão e variedades prestigiadas.

quinta-feira, 10 de março de 2022

Comunicação, expressão e diversidade linguística - Exercícios Resolvidos

 

1. Sobre as variações linguísticas e os níveis de fala, é correto afirmar que:

A. O nível de fala formal é caracterizado pelo emprego da linguagem culta, ou seja, da variante de maior prestígio.

B. A idade do falante é um fator de determinação para os níveis de fala.

C. Os jargões são marcas linguísticas próprias dos regionalismos.

D. Palavras como "guri", "bergamota" e "cusco" são geralmente empregadas por pessoas de baixa escolaridade.

E. Os níveis de fala estão relacionados às classes sociais dos falantes.

 

 2. Qual alternativa contém informações inadequadas sobre as diferenças entre a fala e a escrita?

A. A fala se dá dentro de uma determinada situação de interlocução; a escrita ocorre fora da situação de interlocução.

B. Na fala, os períodos são mais longos e complexos. Na escrita, os períodos são mais curtos e simples.

Na fala, o planejamento e a execução do texto são simultâneos, ao passo que o texto escrito não contém marcas de planejamento e execução.

D. Na modalidade falada, há um envolvimento maior de um interlocutor no texto do outro. Na escrita, isso não ocorre.

E. Na fala, alternam-se os papéis do falante e do ouvinte, enquanto na escrita essa alternância não ocorre.

 

3. No ambiente acadêmico, a produção textual envolve uma grande variedade de gêneros textuais. Alguns desses gêneros são exclusivos desse meio, como o relatório de estágio e a tese de doutoramento, enquanto outros gêneros circulam nas demais áreas, e não apenas na academia, sendo, então, adotados de acordo com a natureza da pesquisa realizada pelo aluno. Analise as alternativas a seguir, que apresentam gêneros textuais, e aponte qual não é adotado em textos científico-acadêmicos.

A. Memorial.

B. Resumo.

C. Entrevista.

D. Manifesto.

E. Ensaio.

 

4. Os níveis de fala, que constituem os diferentes registros empregados nas diversas situações comunicativas, são, geralmente, determinados pelos gêneros textuais. Há, por exemplo, gêneros que pedem a forma culta – como os textos jurídicos – e outros gêneros que pedem a forma coloquial, como uma conversa entre amigos. Mas há gêneros textuais que permitem o emprego tanto da forma culta quanto da coloquial. Observe as alternativas a seguir e identifique o gênero textual que é flexível quanto aos níveis de fala nele empregados.

A. A procuração é o instrumento por meio do qual uma pessoa física ou jurídica confere poderes a outra, para tratar de negócios ou agir em seu nome, representando-o de pleno direito nos termos do documento.

B. O editorial é um texto jornalístico de natureza argumentativa, que exprime o posicionamento do jornal acerca de determinado tema de interesse público.

C. O edital é uma comunicação ou ordem, com finalidade de convocar, avisar ou informar. Refere-se a um instrumento de notificação pública que deve ser afixado em local de acesso dos interessados ou publicado em um órgão de imprensa oficial ou particular.

D. O certificado é o documento expedido por uma autoridade que diz a verdade sobre um fato que conhece em razão do cargo exercido.

E. A ata é o registro resumido, claro e fiel, das ocorrências de uma reunião, assembleia ou sessão. Deve ser escrita em parágrafo único, não podendo haver rasuras.

 

 5. A norma tradicional da língua portuguesa estipula que o verbo "namorar" é transitivo direto, devendo aparecer em enunciados como "Pedro namora Maria". Mas, no dia a dia, é comum o uso da preposição "com" regendo o verbo: "Pedro namora com Maria". A seguir, constam possíveis explicações para essa variação na transitividade do verbo "namorar". A única explicação que não condiz com a regra é:

A. O verbo "namorar" pertence ao mesmo campo semântico de verbos como "noivar" e "casar", os quais são regidos pela preposição "com":

"Eu noivei com Pedro";
"Maria casa com Pedro no mês que vem".

Por analogia com esses dois verbos, muitos falantes tomam como normal a construção "Pedro namora com Maria".

B. Namorado(a) é a pessoa com quem se namora. Similarmente, muitos falantes podem entender que, por envolver a relação amorosa de pessoas, o modo direto do verbo "namorar" pede a preposição "com", assim como ocorre no modo reflexivo ("se namora").

C. Os mesmos processos de variação que ocorrem em "namorar com" também ocorrem em construções como "Pedro enamorou-se de Maria".

D. Um dos sentidos expressos pela preposição "com" é o sentido de "companhia". Como não se namora sozinho, muitos falantes podem entender que a preposição "com" é apropriada na regência de "namorar".

E. Também se usa o verbo "namorar" para expressar "desejo por algo": "Estou namorando aquele abajur há algum tempo". Para diferenciar os dois sentidos do verbo "namorar", muitos falantes adotam a conjunção "com" quando o verbo indica "estar em um relacionamento amoroso".